Brasileiros apaixonados pela Matemática X Desistência da Área
No Brasil, milhares de apaixonados pela Matemática desistem de carreiras promissoras relacionadas à área. Vamos saber o porquê e qual a solução possível para este problema.
Um claro indicador de que há um abismo matemático no Brasil é o número de participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) X o número de concluintes de cursos relacionados à esta disciplina.
A OBMEP é um projeto nacional criado em 2005 com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática, identificar talentos na área e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ano após ano, participam deste evento quase 20 milhões de estudantes brasileiros que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Estamos falando de alunos que se destacam na área de exatas, com talentos para inovação, os quais possuem capacidade para resolver cálculos com facilidade, solucionar problemas de raciocínio lógico e expandir seu pensamento matemático.
Entretanto, destes milhões de apaixonados pela Matemática, muitos desistem de continuar nutrindo seus talentos, sendo poucos aqueles que desenvolvem as carreiras que o mercado de trabalho atual tanto necessita e que remunera muito bem!

No Brasil, há uma grande necessidade de profissionais nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia, por exemplo, que utilizam o domínio da Matemática. Onde estão, então, aqueles alunos apaixonados por essa disciplina, cheios de talento e capacidade para entregar soluções, a partir de sua atuação nessas áreas?
Vejamos os números impressionantes do Brasil! Em média, nos últimos anos, apenas 2 alunos por 10 mil habitantes ingressam em cursos superiores relacionados a ciências naturais, matemática e estatística. E, pior ainda, apenas 0,7 alunos concluem tais cursos! (Fonte: Censo da Educação Superior de 2020/MEC).
Para podermos entender a gravidade do problema, vamos estabelecer uma comparação. Em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relação aos números do Brasil, há o dobro de matriculados nessas carreiras e quase 4 vezes mais o número de formados por 10 mil habitantes.
Por que os alunos brasileiros, interessados e destacados em Matemática, desistem de prosseguir seus estudos e não ingressam nas referidas carreiras, que precisam tanto de tais talentos?
O que acontece com aqueles quase 20 milhões de estudantes que participam da mencionada Olimpíada de Matemática todos os anos?
Vamos listar a seguir as possíveis respostas:
1. A difusão da ideia errada de que Matemática é difícil. Muitos desses alunos, que estavam empolgados com a disciplina, podem ter diminuído sua performance por falta de incentivo ou permitiram em suas mentes tais ideias negativas sobre a Matemática, fazendo com que escolhessem outras carreiras. Na verdade, qualquer pessoa pode prosperar e se destacar em Matemática, se for submetida ao método correto.
2. Um estudo comparou o rendimento dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao das turmas do 3° ano do Ensino Médio. Quase 90% dos estudantes brasileiros que concluem o Ensino Médio saem da escola com baixo aprendizado e sem saber noções básicas de Matemática como operações de álgebra, leitura de gráficos, mapas e tabelas, probabilidade e porcentagem (Fonte: Movimento Todos pela Educação). Esse baixo rendimento contribui para a desistência de muitos em áreas ligadas à disciplina.
3. A falta de informação sobre as diversas formas de atuação nas carreiras relacionadas com a Matemática também é um fator que contribui para a escassez de profissionais nos segmentos: financeiro, de logística, marketing, pesquisa, processamento de dados, tecnologia da informação, programação, robótica, entre tantos outros.
O Déficit no Setor de Tecnologia
Só no Brasil, há 70 mil novas vagas por ano, porém são formados anualmente apenas 45 mil especialistas em tecnologia - Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Estima-se que em 2030 haverá uma carência de 1 milhão de postos de trabalho nessas áreas (Estudo Brazil Digital Report, conduzido pela consultoria global McKinsey).
Soluções
As soluções apontadas para mudar esse cenário brasileiro passam pelo incentivo a atividades ligadas à Matemática, como o treinamento que o GRADUX oferece. Conheça os Benefícios e Resultados do Método GRADUX. Clique aqui.
É essencial também fornecer informações sobre as carreiras ligadas à Matemática e que possuem grande necessidade de profissionais. O GRADUX lhe ajuda também a obter esse conhecimento. Clique aqui para conhecer mais sobre essas carreiras.


