Meninas avançam no desempenho em Matemática
Por muito tempo, a Matemática era uma disciplina, cuja boa performance era predominantemente masculina. Porém, esse cenário vem mudando.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) divulgou recentemente um relatório, no qual aponta que o desempenho de meninas matriculadas na educação básica melhorou em Matemática.
Foram analisadas as diferenças de gênero em 120 países, incluindo o Brasil. Os estudos descobriram que as mudanças têm ocorrido nos últimos 20 anos, mesmo nos países mais pobres. Há locais, ainda, que as meninas tiveram performance em Matemática superior aos meninos.
Os dados anuais de Educação da UNESCO indicam que os meninos possuem um rendimento em Matemática melhor do que as meninas, nos primeiros anos do ensino fundamental. Entretanto, ao longo da jornada escolar, essa diferença desaparece. As meninas passam a atuar bem em Matemática tanto quanto os meninos.
Especialistas nesses estudos sinalizam que os avanços nas políticas de educação voltadas para o público feminino têm contribuído para essa mudança de realidade. Atualmente, as meninas possuem mais acesso à aprendizagem e completar os estudos, tanto quanto os meninos. A diferença hoje entre os desempenhos masculino e feminino é inferior à 1% (UNESCO).
Para a Organização das Nações Unidas, a responsabilidade no combate a essas desigualdades não é apenas do governo. O êxito nas ações passa pelo apoio e envolvimento de diversos atores sociais na política, família, bem como de líderes religiosos, comunidades, instituições e empresas.
A GRADUX posiciona-se também como uma grande apoiadora da educação igualitária para meninos e meninas. Ambos gêneros possuem a capacidade e o direito de alcançar seu potencial nos estudos, especialmente em Matemática.
Saiba mais sobre os Resultados do Método GRADUX. Clique aqui.


